segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Escalada:




Escalada ou varapa é uma técnica desportiva cujo fim é atingir o cume de uma parede rochosa, de um bloco ou de um muro de escalada. O terreno vai de alguns metros para o bloco ou o muro de escalada, até a centenas de metros para as paredes rochosas.

Esta técnica também pode ser utilizada no alpinismo segundo as dificuldades encontradas no terreno.

Na origem, a escalada aparece como uma actividade derivada do montanhismo e utilizada como treino para corridas de alpinismo. A escalada como pratica desportiva aparece no século XIX em Dresden na Alemanha de Leste, e no ("Lake District") na Inglaterra

Durante um século o material evolui ao ritmo da capacidade do escalador e vice-versa e a cada época corresponde uma classificação do nível de dificuldade. Existem várias escalas de graduação sendo as mais conhecidas as escalas de Fontainebleau e de Hueco Tanks. Na primeira a classificação progrediu da seguinte maneira: 1913, nível 5 ; 1917, nível 6 ; 1970, nível 7 ; 1983, nível 8 ; 1991, nível 9... O aparecimento das muros de escalada a partir de 1960 um real impulso ao conhecimento desta prática como à sua evolução desta disciplina.
No Brasil utiliza-se um tipo de graduação mista, numa combinação entre números,letras e algarismos romanos, que acompanha sensivelmente a escala francesa (Fontainebleau). Exemplos: 6 ( grau geral da via), VIIc (grau do lance mais difícil), A2 (grau do lance em artificial, se existente), E3 (grau da exposição da via), D3 (duração estimada da via) e 500 metros (tamanho da via).

Distinguem-se diferentes práticas segundo o local, o terreno, o método utilizado e o tipo de equipamento nos SNE Sítios Naturais de Escalada, do francês Sites Naturels d'Escalade. [1].

Entre as diferentes variedades de escalada há duas classificada de extrema ou radical. É o caso da chamada solo e a da cascata de gelo, da image

Na escalada, o princípio de adaptação ao meio utiliza dois equipamentos de base: o sapato de escalada, o chamada pé de gato, e o carbonato de magnésio - para secar a transpiração das mãos e aumentar a aderência - , mas este básico na realidade só os extremamente bons é que se podem permitir atacar uma parede só assim equipados [2].

Na realidade o equipamento habitual, que deve ser garantido por um controle de qualidade internacional, é composto por dois tipos de material; o de segurança e o auxiliar.

É este o equipamento de base para um escalador usado tanto nas paredes artificiais como na natureza, e é composto por: sapatos de escalada, corda [nota 2], arnês/cadeirinhas, mosquetões, freios/blocantes, etc. - que impedem a queda do escalador no caso de imprevistos.

Utilizado na escalada de montanha necessita uma certa experiência e conhecimentos de utilização na conquista das vias de escalada e são os: capacete, piolet, pitões, crampons, mosquetões, mochila, costura de escalada, gri-gri, camalot, fitas, friends, nuts, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário